MODALIDADES

Ashtanga Vinyasa Yoga

O Ashtanga Vinyasa Yoga é uma modalidade de Hatha Yoga, que como todas as formas de se praticar Yoga, pretende gradualmente levar o praticante a redescobrir seu máximo potencial em todos os níveis de consciência humana: física, psicológica e espiritual. Algumas técnicas específicas para executar as posturas e a respiração caracterizam este método:

– Vinyasa. A sincronia ou combinação do movimento com a respiração. A respiração é o coração da prática, que liga um ásana (posição) ao outro em uma ordem precisa. A respiração se inicia um pouco antes do movimento e termina um pouco depois deste. E a atenção do praticante nesta sincronia da respiração com o movimento pode conduzi-lo a um grau elevado de consciência.

– Ujjayi Pranayama. A respiração Ujjayi consiste em inspirar e exalar somente pelas narinas, mantendo uma suave contração nos músculos da base da garganta, estreitando a glote e produzindo um leve sussurro na parte posterior da garganta. Ao fazer o Ujjayi é importante que a duração da inspiração e da exalação sejam iguais e que não haja intervalos entre inspirar e exalar, tornado a respiração fluida e uniforme.

– Bandhas. A palavra bandha significa fechar, prender, trancar. Quando executamos um bandha, fechamos certas áreas do tronco de uma forma particular. Existem três bandhas fundamentais na prática do ashtanga vinyasa yoga: Mula Bandha, Uddiyana Bandha e Jalandhara Bandha. O Mula Bandha é a contração e a elevação do períneo, região central do assoalho pélvico. Para localizar o períneo você pode tentar primeiramente fazer a contração dos esfíncteres do ânus e da uretra separadamente. O Mula Bandha é a contração da região que fica entre estes dois esfíncteres. A contração do baixo ventre, localizado dois dedos abaixo do umbigo também faz parte do Mula Bandha. O Uddiyana Bandha na prática do Ashtanga está intimamente ligado à respiração. Quando inspiramos existe a intenção de contrair o umbigo na direção das costas e a parede abdominal para cima. Na exalação relaxamos a contração e o umbigo volta a sua posição original. O que ocorre é que o âmago do nosso corpo se movimenta com a ajuda do Uddiyana Bandha num vâo ascendente na inspiração. Ao inspirarmos naturalmente o Mula Bandha acompanha o vão ascendente do Uddiyana Bandha. Quando relaxamos um pouco o Uddiyana Bandha durante a exalação o Mula Bandha deve se tornar mais consciente e este é um bom momento para reafirma-lo. Jalandhara Bandha é a contração do queixo na direção do alto do peito.

– Drishti. Técnicas de concentração ou focalização do olhar. Mantemos a nossa mente estável quando fixamos nosso olhar em um único ponto. Os principais pontos de fixação do olhar são: nariz, entre as sobrancelhas, umbigo, dedo da mão e do pé, para os lados, polegares e para cima.

Existe também a necessidade de construirmos uma atitude correta ao praticar. é necessário investigar conscientemente o que está acontecendo a cada momento com o corpo, os sentimentos e os pensamentos. Sem atenção plena não há yoga. Trabalhe com os cinco elementos: a estabilidade do ásana nos conecta com o elemento terra; a fluidez do movimento nos vincula com o elemento água; o calor dos bandhas, com o fogo; o contato constante com a respiração, com o elemento ar; e a perspectiva dos drishtis, com o elemento espaço.
Pensamentos do Swamí Dayananda Saraswatí

– Força humana não é encontrada em milagres poderosos, mas na mente quieta da alguém que encara as situações como elas são. Tal pessoa é uma pessoa forte. A fraqueza humana é a inabilidade em aceitar situações, em enfrentar os fatos. A força humana é a força de reduzir situações a simples fatos.

Pensamentos de David Frawley

– A mente é como o pavio, o conhecimento é a chama, mas a devoção é o óleo que alimenta o pavio. Sem ela, o conhecimento, até mesmo o conhecimento espiritual, consumirá a mente.

Tabela de horários
Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
11:00 às 12:15 Euclicia Euclicia
17:00 às 18:15 Euclicia Euclicia Euclicia
18:15 às 19:30 Euclicia Euclicia Euclicia
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